Como adicionar opções para os produtos na Loja Virtual

Nesse tutorial nós vamos mostrar como você pode configurar algumas opções para comercializar o seu produto. Digamos que você está vendendo camisetas. Para não cadastrar vários produtos que são iguais e possuem apenas o tamanho diferente, você pode cadastrar uma única camiseta e deixar como opções os tamanhos P, M e G. Ou então são modelos de perfumes, mas você trabalha com vários tamanhos diferentes, então podemos cadastrar todos os tamanhos que são comercializados para o mesmo produto. Além de cadastrar tamanhos, a loja virtual do Hotel da WEB disponibiliza diversas opções de configuração para produtos, como mostraremos a seguir.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Acesse o painel de gerenciamento da sua loja digitando em seu navegador o seu domínio/admin e entre com os dados de acesso que você recebeu por e-mail. Por primeiro é preciso cadastrar as opções para somente depois habilitá-las quando for criar ou editar o seu produto.

Vá até o menu “CATÁLOGO” e clique no submenu “OPÇÕES”. Nós já entregamos a loja com algumas opções de produto que podem ser interessantes, como “TAMANHO” para roupas, “EMBALAGEM” para perfumes e outras opções, mas fique a vontade para personalizá-las de acordo com as necessidades do seu negócio.

Neste tutorial utilizaremos como exemplo uma loja de perfumes que precisa cadastrar vários tamanhos de embalagens para um mesmo perfume.

Você já receberá a opção “EMBALAGEM”, então basta clicar em editar, mas nesse tutorial, para facilitar o entendimento, iremos criar do zero. Por isso vamos primeiro excluir e depois cadastrar novamente, clicando no botão “INSERIR”.

Você deverá dar um nome para essa opção que está sendo criada e escolher logo abaixo o “TIPO” da opção. Cada tipo de opção possui suas particularidades e é apresentada de forma diferente ao seu cliente.

O tipo “SELECIONE” exibe uma caixa de seleção com diversas opções mas somente uma pode ser escolhida. O tipo “RADIO” exibe várias “bolinhas” de opções e também somente uma pode ser escolhida. Já o tipo “CHECKBOX” exibe várias caixas de opções e são de múltipla escolha, ou seja, o cliente poderá selecionar um ou mais itens.

O tipo “IMAGEM” pode ser utilizado quando você precisa adicionar imagens que representem outras opções de um mesmo produto. Por exemplo, se você está vendendo sofás com várias opções de tecidos e estampas diferentes, basta adicionar todas as imagens destes diferentes tecidos que podem ser aplicados no sofá, oferecendo um auxílio visual ao seu cliente na hora em que ele for escolher o que mais lhe agrada.

O tipo “TEXTO” exibe um campo de livre digitação, uma área para poucas palavras onde seu cliente deverá colocar as informações que deseja para personalizar seu produto. Digamos que você comercializa canecas personalizadas, então poderia habilitar esse tipo de opção para seu cliente colocar a frase que deseja imprimir na caneca.

Já o tipo “ÁREA DE TEXTO” exibe também um campo de livre digitação porém de maior tamanho para que o cliente possa adicionar ainda mais informações, como frases ou até vários parágrafos.

O tipo “ARQUIVO” exibe um campo em que o cliente pode anexar um arquivo ao seu pedido, como uma arte gráfica enviada para imprimir cartões de visita.

Os tipos “DATA”, “HORA” e “DATA E HORA” se encaixam para produtos que oferecem datas ou horários diferentes, como ingressos para shows.

Em nosso exemplo de opção “EMBALAGEM”, vamos utilizar o tipo “SELECIONE”.  Escolha qual ordem esta opção deverá aparecer entre as demais e adicione em quais opções o seu produto será comercializado.

Vamos cadastrar os tamanhos 50ml, 75ml e 150ml já configurando a ordem correta que irá aparecer.

Os campos para imagens terão funcionalidade apenas quando o tipo selecionado for “IMAGEM”, que não é o caso neste exemplo. Adicione quantas opções forem necessárias para o seu produto.

Feito isso basta clicar em salvar e pronto, nossa opção “EMBALAGEM” já está cadastrada.  Agora vamos mostrar como você deve aplicar essa opção no cadastro do seu produto.

No menu “CATÁLOGO”, clique em “PRODUTOS” e edite um produto já criado ou então cadastre um novo para aplicar suas opções recém cadastradas.

Vamos continuar com o exemplo dos perfumes com diversos tamanhos de embalagens, portanto vamos selecionar um perfume que já cadastramos anteriormente e clicar em editar. Na tela do produto vá até a aba “OPÇÕES”. Digite no campo de busca o nome da opção que você criou, no nosso exemplo “EMBALAGEM”. Assim que você começar a digitar, o sistema já lhe mostrará as opções e você pode clicar em cima para configurá-las.

Deixe o campo “OBRIGATÓRIO” como “SIM” caso seja um produto que necessariamente seu cliente precisa escolher uma das opções antes de adicionar ao carrinho durante o processo de compra.

Clicando no botão “ADICIONAR” vamos inserir as diferentes opções de embalagens disponíveis para esse produto, lembrando que cada opção possui um preço de venda diferente, quantidade em estoque diferente e peso diferente.

Suponha que nosso perfume seja comercializado nas embalagens de 50, 75 e 150 mls. No campo “VALOR DA OPÇÃO” selecionamos 75 mls.

No campo “QUANTIDADE” deverá ser adicionado o total de perfumes de 75 mls que existe em estoque.

Deixe a opção “SIM” para o campo “DIMINUIR DO ESTOQUE”, pois conforme o seu produto for vendido a quantidade de estoque será reduzida e você saberá quantos ainda restam. Quando chegar ao estoque zero, esta opção de tamanho deixará de aparecer para seus clientes, por isto é fundamental cadastrar e atualizar corretamente o seu estoque.

Nos campos “PREÇO DE VENDA”, “PONTOS” e “PESO DO PRODUTO”, é possível incluir um acréscimo ou desconto baseado nos valores cadastrados inicialmente no produto, que você pode conferir na aba “DADOS” e também na aba “PONTOS”.

Selecionando a opção “+” você poderá adicionar um valor e selecionando “-” oferecer o desconto. Lembre-se sempre de utilizar o formato americano com o ponto ao invés da vírgula.

Caso deixe em branco, esses campos utilizarão o valor cadastrado originalmente no produto, como falamos anteriormente nas abas “DADOS” e “PONTOS”. No nosso exemplo 280 reais para o “PREÇO”, 200 gramas para o “PESO” e 280 pontos de fidelidade.

Agora vamos “ADICIONAR” a segunda opção, a embalagem de 150 ml. Vamos cadastrar 10 perfumes em estoque, que também serão subtraídos conforme forem vendidos e para essa embalagem o produto terá um acréscimo de 100 reais no “PREÇO DE VENDA” além dos 280 reais cadastrados originalmente, ou seja, a embalagem de 150 ml sairá por 380 reais.

Como nossa loja exemplo trabalha com os pontos 1 para 1, a cada 1 real em compras o cliente ganhará 1 ponto, então para esse produto o cliente levará 100 pontos, além dos 280 iniciais, totalizando 380 pontos.

Informe exatamente o acréscimo ou desconto de peso em cada opção para não sair no prejuízo, pois assim o cálculo do valor do frete será mais exato, diminuindo a chance de distorcer valores. Digamos que esta embalagem estará 200 gramas mais pesada.  Seguindo nosso exemplo, venderemos também os frascos de perfume de 50 mls, que por serem menores que o de 75 mililitros, devem então custar menos. Cadastre o número dessas embalagens que possui em estoque, deixe a opção para “DIMINUIR DO ESTOQUE” e coloque o desconto que o produto de 50 mls terá, no nosso exemplo será de 80 reais, pois nosso produto será comercializado por 200 reais. Também diminuiremos os pontos, no caso 80. E poderemos cadastrar 100 gramas a menos.

Feito isso basta clicar em salvar e pronto. Clique em visualizar loja para ver como essa configuração está sendo apresentada.

Você poderá criar outras opções que se encaixem de acordo com o seu negócio.

 

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