Como cadastrar os departamentos da Loja Virtual

Digamos que sua loja vende milhares de produtos diferentes, então é importante pensar em como o seu cliente encontrará esses produtos, criando vários departamentos. Por exemplo, sua loja vende eletrônicos. Então você poderia criar categorias principais, como Televisores, Celulares e Note books. Seu cliente deseja encontrar facilmente os televisores de LED. Para ele não perder tempo procurando os televisores de LED em meio as tvs de LCD e Plasma, você poderá separar em mais categorias, criando subdepartamentos dentro do departamento de TVs, facilitando a busca para o seu futuro cliente.

Um departamento terá apenas produtos que se encaixem nele. Com a nossa loja você poderá adicionar quantos departamentos e produtos desejar.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Para adicionar um departamento, acesse seu painel com os dados da sua loja, que você recebeu por e-mail. Antes de começar, sugerimos que você exclua todos os departamentos cadastrados como modelo na loja.

Vá até “Catálogo”, e clique em “Departamentos” selecione a caixinha que aparece ao lado dos nomes e clique em excluir. Para facilitar o cadastramento de produtos, adicione todos os departamentos primeiro, para depois colocar os produtos dentro desses departamentos que serão criados.

Para criar os departamentos de acordo com o que sua loja precisa, clique em inserir, do lado direito do seu painel.

Na aba Geral você dará o nome para o departamento, e também colocará as metas de descrição e de palavras-chave sobre esse departamento. Quanto mais relevante for esse conteúdo, melhor será para a otimização da loja perante os mecanismos de busca, como o Google. Na parte de
descrição, você poderá colocar um texto explicando sobre o departamento ou adicionar uma imagem que represente o conteúdo desse departamento. Esse conteúdo é opcional, mas vale a pena caprichar, pois você poderá ser beneficiado na otimização da loja.

Na aba Dados, você já receberá as configurações necessárias para o funcionamento correto da loja. Deixe sempre desmarcada a opção “Menu Superior” e fique a vontade para colocar a ordem de posicionamento que você deseja que esse departamento apareça no menu da sua loja. E não se esqueça de deixar a situação Habilitada, caso contrário o departamento criado não aparecerá na loja.

Na aba Design você não deverá alterar nada, pois qualquer alteração estragará o layout da loja e para correção estará sujeito a orçamento. Tudo feito, clique em salvar.

Com o departamento principal criado, você poderá criar os sub-departamentos.

Você deve fazer o mesmo processo já citado anteriormente, criando e nomeando um novo departamento. Repita o processo já apresentado nesse tutorial.Na aba Dados, escolha o departamento pai que já foi criado e pronto. Já estão criados os departamentos necessários para adicionarmos os produtos referentes. Basta repetir o processo para os demais departamentos.

Assuntos relacionados