Como cadastrar seus produtos na Loja Virtual

Nessa aula iremos lhe mostrar como cadastrar os produtos e explorar as configurações para deixar a sua mercadoria mais atraente. Você saberá como adicionar mais de uma foto para o produto, trabalhar com a descrição, como relacionar produtos semelhantes, entre outras características.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Após fazer login no seu painel da loja com os dados enviados por e-mail, vá até o menu Catálogo, clique em produtos. Por primeiro exclua todos os produtos cadastrados como modelo. Selecione todos e clique em excluir. Antes de adicionar os produtos, sugerimos que você crie primeiro todas as categorias, pois isso facilitará o cadastramento.

Para adicionar seu produto, clique em inserir. É importante detalhar bem o nome do produto, pois você poderá ter alguns produtos semelhantes e por esse campo o seu cliente saberá distinguir os produtos.

Capriche nas metas de descrição e palavras-chave, pois isso lhe dará pontos perante os mecanismos de busca, como o Google. No campo descrição, você colocará uma completa descrição do produto que está sendo cadastrado. Lembre-se, quanto mais detalhes sobre o produto, mais
seu cliente ficará convencido de que é realmente o que ele deseja. Se desejar, poderá também adicionar imagens na descrição.

No campo tags, você cadastrará todas as palavras que possam identificar seus produtos. Digamos que você deseja cadastrar uma tv de led, então você poderia adicionar as palavras, led, tv, televisão. Quando o internauta digitar no campo de busca da loja a palavra led, todos os produtos que têm essa tag cadastrada aparecerão. Isso se aplica também para outras palavras.
Você que decide qual palavra representa seu produto. Não se esqueça de separar as palavras com uma vírgula.

Na aba Dados, diga qual é o modelo do seu produto, cada produto deve ter um modelo diferente e único, pois isso facilitará o seu controle geral dos produtos e a busca na loja. SKU e UPC possuem a mesma funcionalidade do campo Modelo, então não é necessário acrescentar nada. O campo localização serve para lhe auxiliar no controle logístico no mundo real, dentro do seu depósito, caso você possua milhares de produtos. É um campo opcional também.

No campo preço de venda, você deverá cadastrar o valor que seu produto será vendido. É muito importante que você utilize o formato americano, com o ponto final separando os centavos ao invés da vírgula. Se você cadastrar com a vírgula aparecerá o preço errado. Em classe de impostos não altere nada.

Coloque também a quantidade que você possui do produto que está sendo cadastrado. Você também tem a opção de cadastrar uma quantidade mínima. Por exemplo, se você deseja vender um jogo de cadeiras que são todas iguais, você pode cadastrar um produto que será constituido por 6
cadeiras.

Deixe sempre a opção sim, para o campo diminuir do estoque. Assim você saberá quando seu estoque estiver se esgotando. Sobre a situação do seu produto quando ele já tiver se esgotado, você tem algumas opções que você deverá escolher de acordo com o seu negócio.

A opção requer envio deve ser personalizada de acordo com o seu negócio. Se você tem um produto que deseja enviar via correio, deixe sempre a opção sim. Caso esteja vendendo um software, por exemplo, deixará marcado não, pois é um produto que será enviado via download.

A opção URL amigável serve para deixar o link do produto mais relevante, cadastrando o nome do produto no link. Adicione a imagem principal do seu produto.

A data do cadastro serve para lhe auxiliar na administração da sua loja, pois você saberá exatamente a data que adicionou o seu produto na loja.

No campo dimensões, você deverá medir o tamanho do seu produto e cadastrar as medidas corretas e o peso da mercadoria, pois é com base nesses campos que o módulo de frete fará o cálculo para o envio da mercadoria. Não se esqueça de deixar em formato americano, utilizando o ponto final ao inés da vírgula. Se esses dados estiverem errados, o frete será calculado erroneamente também.

O único local da loja que você poderá alterar as unidades de medida e de peso da sua mercadoria é nessa página que é feita o cadastro dos produtos. Em outras páginas se essas unidades de medida forem alteradas, sua loja acusará erros no cálculo.

Deixe a situação habilitada e informe a ordem que deseja que o produto apareça no departamento que você irá cadastrar essa mercadoria.

Na aba ligações escolha o fabricante do produto que você já deve ter cadastrado.

Selecione o departamento ou o subdepartamento que você deseja inserir o produto.

Relacione os produtos que são semelhantes ao que está sendo cadastrado. Perceba que se você já tiver cadastrado algum produto, quando começar a digitar o nome dele a loja já lhe dará a opção de escolher o produto com dois cliques.

Na aba Atributos, você poderá configurar as características de cada produto oferecendo ao seu cliente o recurso de comparação de produtos.

Em opções, você conseguirá cadastrar mais de uma opção para o mesmo produto. Por exemplo perfumes com embalagens diferentes ou Digamos que você vende várias camisetas iguais, mas com tamanhos diferentes. Para não adicionar uma camiseta de cada tamanho, você poderá cadastrar as opções P, M, G e GG.

Já em descontos você conseguirá configurar preços melhores para quem deseja comprar em grande quantidade.

Você também poderá criar promoções, deixando um preço especial e estipular a data de validade da oferta.

Para adicionar outras imagens para esse produto, clique na aba imagens e em adicionar. Se tiver com dificuldades para adicionar essas imagens, veja o tutorial sobre como adicionar imagens na loja.

Na aba Pontos você fará a configuração caso deseje utilizar o programa de fidelidade da sua loja, beneficiando os clientes mais fiéis.

Na aba Design, você não poderá alterar nada, pois qualquer outra configuração feita nessa aba fará com que o layout da loja seja prejudicado e para uma correção dessa parte enviaremos um orçamento.

Com essas configurações passadas até agora você já terá seu produto bem descrito. Clique em salvar e pronto, basta repetir o processo para os demais produtos que deseja adicionar.

Você pode clicar em Visualizar Loja, na parte superior do lado direito da sua tela para conferir como a personalização que foi feita, refletiu na loja. Não se esqueça de apertar a tecla F5 no seu teclado para ver a loja atualizada.

Assuntos relacionados