Como colocar o chat de atendimento online na Loja Virtual

Nesse tutorial iremos lhe mostrar como você poderá colocar um chat de atendimento online em sua loja virtual.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Antes de configurá-lo na loja, é necessário efetuar um cadastro no site www.olark.com. Clique em “get started”, cadastre o e-mail que você utilizará para acessar sua conta na Olark, coloque um username e cadastre uma senha também. A próxima página que irá se abrir é exatamente com o código. Selecione ele por inteiro, copie e a próxima etapa é configurá-lo pelo seu painel de gerenciamento da loja.

Digite em seu navegador o endereço da sua loja/admin e entre com os dados de acesso que você recebeu por e-mail.

Vá até o menu “EXTENSÕES”, sub menu “MÓDULOS” e na linha “SCRIPTS ADICIONAIS”, clique em “EDITAR” para inserir o código do chat.

Deixe o título como “CHAT ONLINE”, no campo “CÓDIGO DO SCRIPT”, cole o código que você copiou no site da Olark, deixe a rota em branco, no campo “LAYOUT” deixe selecionado “TODOS”, a “POSIÇÃO” deve ser “FINAL DA TAG HEAD”, a situação deixe habilitada e clique em SALVAR.

Feita essa configuração, clique em VISUALIZAR LOJA para checar o funcionamento do chat.

Você poderá voltar ao site da Olark para personalizar o tipo que seu chat será mostrado na loja e também as informações, pois por se tratar de um chat americano, o conteúdo exibido será em inglês. Para começar a personalizar seu Chat Online, em www.olark.com  clique em “DESIGN YOUR CHAT BOX”.

A primeira opção que aparecerá é da escolha de alguns temas, escolha o que melhor se enxaixar com o perfil de sua loja.

Logo em seguida na opção “BOX SIZE AND LOCATION” você irá optar por colocar seu chat online ao lado esquerdo ou direito na parte inferior da sua loja virtual. Ainda nesta opção você também escolhe a altura da sua janela, sendo que o minimo exigido é de 50px.

A última opção desta aba será o link obrigatório da OLARK que aparecerá no final do seu chat!

Clique em salvar que a aparência do seu chat já estará finalizada.

Na aba “BEHAVIOR & TEXT” você irá personalizar as mensagens e textos exibidos. Comece editando os textos das mensagens de quando você se encontra online.

Na opção “Before Chat Header” é o texto que aparece no topo do seu chat antes da janela ser aberta.

A opção “In Chat Header” será a mensagem que aparecerá no seu chat enquanto aberto.

“Welcome Message” será o texto de dentro do seu chat quando for aberto.

“Chat Ended Message” é a mensagem de quando a conversa é encerrada.

A opção “…Is typing” é o texto de quando você está escrevendo.

Já o “…stopped typing” aparecerá quando você começa a escrever e para, deixando o texto no chat sem ser enviado.

Por último o “Input Box Message” é a parte do texto que aparece quando a pessoa ainda não digitou nada no chat.

Configurando isso basta clicar em salvar e pronto, suas mensages estão corretamente configuradas e você pode começar a atender seus clientes on-line.

Aonde aparecem as opções de “Nome, Email e Número de telefone” que seu cliente terá que preencher, com elas preenchidas ele conseguirá enviar suas dúvidas mesmo que você e/ou seus operadores não estejam online.

Basta configurar as mensagens que aparecerão no Chat quando Offline. O primeiro item te dá a opção de esconder ou não o chat enquanto você se encontra offline. A opção “Offline Header” é que aparecerá no topo do chat. Já na opção “off-line body” é o texto que irá aparecer quando nenhum operador se encontrar online.

A última opção do box mostra se você quer ou não que seus clientes deixem uma mensagem mesmo quando off-line.

Caso a opção seja marcada, logo abaixo você encontrará o box onde o e-mail para onde essas mensagens offlines devem ser encaminhadas.

O Chat ainda conta com mais algumas mensagens auxiliares, como “Instructions” que será a mensagem enviada ao seu cliente quando ele enviar sua dúvida off-line.

O “Button Text” nada mais é que o texto escrito no botão de “enviar”.

“Thank You Message” será o texto de agradecimento pelo contato

“Error Message” é a mensagem de erro caso ele não tenha completado corretamente os campos nome e e-mails.

E a última opção é se deseja ou não o telefone do seu cliente para que a dúvida seja sanada, permitindo ou tornando esse campo obrigatório.

Concluído isso clique em salvar e pronto, seu chat on-line e off-line já estão corretamente configurados para um bom atendimento.

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