Como colocar o código do Google Analytics na Loja Virtual

Nesse tutorial nós mostraremos como implementar o código do Google Analytics na sua loja. O Google Analytics é uma ferramenta do Google que tem como essência o monitoramento do fluxo de visitas em seu site. Com isso você poderá analisar o número de acessos, quais páginas foram visitadas, quanto tempo o internauta ficou no site, dentre outros dados.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Para criar sua conta do Analytics acesse www.google.com/analytics

Clique em fazer login caso você já tenha uma conta do Google, como o Gmail, por exemplo. Na página que se abrirá, basta clicar no botão Inscreva-se para fazer as configurações iniciais do Analytics.

Escolha qual método de acompanhamento se encaixa melhor para seu negócio, logo abaixo coloque o nome do website que será monitorado e também o endereço dele. Escolha qual setor o seu site se encaixa e o fuso horário dos relatórios. Dê um nome para essa conta que está sendo criada. Aqui vale uma observação – caso você deseje monitorar mais de um site, você poderá colocá-los todos dentro dessa mesma conta, então coloque um termo que não irá causar confusão no futuro. Feito isso clique em obter ID de acompanhamento. Leia e aceite o contrato e os termos de utilização da ferramenta.

Você poderá ver qual é o ID da sua conta e também terá acesso ao código que deve ser copiado e colado pelo painel da loja.

Para colocar esse código na loja, entre no seu painel de gerenciamento digitando o seu domínio /admin e insira os dados de acesso que você recebeu por e-mail.

Vá até o menu Sitema, clique em Configurações e vá em editar, ao lado direito. Clique na aba Servidor e lá no final da página você terá o campo para inserir o código de acompanhamento do Analytics. Para funcionar perfeitamente, o código deve iniciar com o termo script e terminar com /script.

Feito isso, basta clicar em salvar e pronto. Sua loja estará sendo monitorada pelo Google Analytics.

Assuntos relacionados