Como configurar o módulo de pagamento PagSeguro na Loja Virtual

Nesse tutorial você verá como configurar o módulo de pagamento via PagSeguro. Antes de configurar na loja o módulo, você deverá primeiro fazer seu cadastro no PagSeguro, pois precisará adicionar um código que será gerado lá.

Para fazer seu cadastro no PagSeguro e consultar as tarifas cobradas por eles basta entrar no site www.pagseguro.com.br.

Caso não consiga assistir a videoaula acima, siga o tutorial abaixo:

Após fazer seu cadastro, digite em seu navegador o endereço da sua loja/admin e coloque os dados de acesso que você recebeu por e-mail.

Vá até o menu Extensões e clique em formas de pagamento. Dentre as opções escolha o PagSeguro e clique em [editar]. Por primeiro coloque um valor mínimo para que seu cliente possa comprar com essa opção de pagamento, recomendamos colocar 1 centavo. Lembre-se sempre de utilizar o ponto ao invés da vírgula, como separador decimal.

No campo TOKEN você deverá copiar o código gerado no PagSeguro e colar aqui. Você também deverá inserir o mesmo e-mail que foi cadastrado em sua conta lá.

Caso você possua mais de uma loja utilizando a mesma conta do PagSeguro, recomendamos que você utilize o campo pós-fixo para identificar mais facilmente a partir de qual loja foi realizada a transação. Se você possui uma única loja para a conta do PagSeguro, deixe esse campo em branco.

Para que o seu cliente saiba o valor do frete antes de ir para a página de pagamento do PagSeguro, você deverá deixar cadastrado no campo “Cálculo do frete feito” a opção “pela loja”.

Lembre-se de configurar as opções de frete em sua loja para que haja a harmonia entre esses elementos.

Você já receberá a loja com os Status iniciais corretamente configurados.

As colunas da esquerda representam os status do PagSeguro, já as opções ao lado representam a configuração do status na loja.

O campo “Status Aguardando retorno” é, por exemplo, para o cliente que já fez o pedido na loja e foi direcionado para a página do PagSeguro, mas ainda não escolheu a forma de pagamento. Por isso o status recomendado da loja é “Aguardando Pagamento”.

Quando seu cliente escolher a opção que irá efetuar o pagamento, o status no PagSeguro será alterado automaticamente para “Aguardando pagamento”.

Seu cliente apenas escolheu a forma de pagamento, mas ainda não efetivou a compra, por isso o status na loja também deverá ser “Aguardando Pagamento”.

Caso o pagamento escolhido pelo seu cliente seja cartão de crédito, o PagSeguro poderá alterar o status da transação para “Em análise”, pois estará analisando o risco da operação, neste caso deixe selecionado o status “Aguardando Pagamento”.

Após essas etapas o PagSeguro entendeu que está tudo normal e seu cliente já pagou, então o status será automaticamente alterado para “Pago”.

O campo “Status Disponível”, quer dizer que o PagSeguro já liberou o dinheiro para que você possa efetuar o saque.

Esta alteração de status geralmente demora vários dias, portanto deixe com a opção “não modificar status”, pois qualquer outra opção poderá implicar em modificações de status indesejadas no futuro.

O “Status Disputa” se encaixa para o caso em que seu cliente efetua uma compra e dentro do prazo estabelecido pelo PagSeguro lhe liberar o acesso ao dinheiro, cerca de 14 dias, se arrepende da compra, então ele poderá após esse prazo, solicitar o reembolso do valor pago, informando ao PagSeguro o motivo pelo qual deseja cancelar a operação.

Neste caso deixe selecionada a opção “Devolução”.

O “Status Devolvida” é o resultado da disputa analisada pelo PagSeguro com decisão favorável ao cliente, sendo efetuado o reembolso. Por isso deixe a opção “Devolução”.

Caso ocorra algum erro na transação, como cartão de crédito recusado, o status do PagSeguro automaticamente mudará para “Cancelado”, por isso na loja também deverá aparecer “Cancelado”.

Deixe o alerta sobre mudança de status como “sim”, pois assim seu cliente será avisado via e-mail sempre que ocorrer mudanças de status.

Escolha para qual região do Brasil você deseja que apareça essa opção de pagamento, deixe habilitado e escolha qual ordem você quer que a opção de pagamento via PagSeguro apareça entre as demais.

Feito isso, basta clicar em salvar e pronto.

Sua loja já está aceitando pagamentos via PagSeguro.

Assuntos relacionados