Como ativar o filtro anti-spam no email

Neste Tutorial será informado, como ativar o filtro anti-spam em sua conta de e-mail e em sua conta de hospedagem.

Primeiramente, faça login em seu painel de controle, caso não saiba como acessar o painel de controle, verifique o passo a passo clicando neste Link.

 

CPANEL (Hospedagem Linux)

Caso seu Painel seja o cPanel (Hospedagem Linux), procure pela aba “E-MAIL”, se a mesma estiver oculta, clique no ícone do sinal de adição “+”, no lado direito da aba “E-MAIL”, para exibir as informações.

Na seção “E-MAIL” constam todas as opções referentes ao gerenciamento de seu serviço de e-mail e contas de e-mail, localize a opção “Spam Filters” e clique sobre a mesma:

Será Exibido a seguinte tela:

Na tela acima, podemos verificar que existem duas “Chaves/botões”, que se estiverem “cinzas” e para a esquerda, conforme na imagem, significa que o filtro de spam está desativado, e se estiver “azul” e para a direita, significa que o filtro está ativo.

A primeira chave, é a chave principal do filtro, clique sobre a chave para ativa-la conforme a imagem abaixo:

Será exibido um aviso verde no canto superior direito da tela, informando que o filtro foi ativado, este filtro irá apenas filtrar os e-mails e os e-mails considerados como spam serão movidos para a caixa de spam e marcados como “***SPAM***” em seus títulos.

Clique sobre o texto/Link em azul “Spam Threshold Score”:

Será exibido a seguinte tela:

Nesta tela, podemos ver a caixa de diálogo com a pontuação padrão em 5 “Default (5) (Atual)”, essa pontuação vai de 1 a 10 e quanto menor o número, mais rígida será a filtragem, recomendamos manter em 5 ou 4, para evitar que falsos positivos ocorram e e-mails que queira receber sejam filtrados.

Configure a opção desejada e clique em “Update Scoring Options”, para salvar as alterações.

Pronto, agora os e-mails estarão sendo julgados pelo filtro de spam, e aqueles que forem identificados como Spam, receberam no título dos e-mails a marcação ***SPAM***.

Caso deseje que os e-mails considerados como spam sejam automaticamente deletados, Basta ativar a segunda chave do filtro “Automatically Delete New Spam (Auto-Delete):”, conforme abaixo:

A regra de pontuação do score para esta opção funciona da mesma forma que a opção mencionada nos passos anteriores, configure da forma como desejar e clique em “update auto-delete score” para salvar as alterações, ou deixe da forma padrão mesmo.

Caso perceba que existem e-mails sendo recusados ou excluídos que não deveriam ter sido excluídos ou alterados como spam, assim como e-mails que deveriam ter sido filtrados porém não foram, é possível adicionar estes endereços em Whitelist ou Blacklist, para que sejam permanentemente recusados ou liberados para o recebimento de e-mails.

Isto é feito na última opção presente no Spam-Filter “Additional Configurations (For Advanced Users)”, quando o filtro está ativado, clique em “Show additional Configuration”, conforme imagem em anexo:

Caso queira adicionar um endereço de e-mail ou domínio em Whitelist, para que os e-mails enviados por aquele endereço não sejam mais recusados ou considerados como spam, clique em “Edit SPam Whitelist Setting, e na próxima tela clique em “Add A New “whitelist_form” Item”, e adicione o endereço conforme o exemplo abaixo:

Veja que colocamos um *@ antes do nome do domínio, isso significa que deseja que o filtro de spam aceite os e-mails enviados por todos os endereços de e-mail que pertençam a aquele domínio.

Agora se o caso for o contrário, e quiser bloquear o recebimento de e-mail de um determinado endereço, basta realizar o mesmo procedimento na blacklist, conforme abaixo:

Desta forma, finalizamos configuração do filtro de spam do cPanel.

Plesk (Hospedagem Windows)

Caso seu painel seja o Plesk (Hospedagem Windows), Acesse o mesmo e no Menu do  lado esquerdo, clique em “E-MAIL”.

Para poder ativar o filtro de spam em uma conta de e-mail, primeiramente a conta de e-mail ja deverá estar criada, caso ainda não saiba como criar uma conta de e-mail, recomendamos que leia o passo a passo a seguir, clicando sobre este link.

Com a conta de e-mail já criada, clique sobre o nome da conta para qual deseja ativar o filtro, na lista de contas de e-mail criadas, em nosso exemplo iremos clicar na conta hdwteste@:

Será apresentado a seguinte tela:

Clique na aba “Filtro de Spam”, para visualizar a seguinte tela:

Para ativar o Filtro, deixe marcado a opção “Trocar o filtro de spam para este endereço de e-mail”:

Onde irá habilitar a possibilidade de marcar uma das três opções a seguir:

Marcando a primeira opção, quando um e-mail for identificado como spam, o mesmo ficará com a marcação ***SPAM***, no assunto do e-mail, ou com o texto definido.

A segunda opção, quando marcada, as mensagens serão automaticamente removidas.

E a terceira, as mensagens serão enviadas diretamente para o Lixo eletrônico de seu e-mail.

Ainda existem mais configurações que podem ser exibidas clicando no ícone “+”, conforme a imagem abaixo:

Clique nesta opção para visualizar as Listas de spam:

Na imagem acima, é apresentado as listas whitelist e blacklist, assim como a configuração de sensibilidade do filtro.

Com relação a pontuação, recomendamos utilizar a padrão ou no máximo a pontuação 5 ou 4, pois quanto menor o número, mais rígido será a filtragem.

Caso ocorra de mesmo assim ainda receber alguns e-mails que deveriam ter sido considerados como Spam, adicione os endereços na lista Negra, para bloquear o recebimento daqueles determinados endereços, desta forma:

Desta forma, todos os e-mails enviados por aquele domínio serão recusados.

Se o caso for o oposto, e perceber que alguns e-mails que gostaria de receber normalmente estejam sendo considerados como spam, adicione-os em Lista Branca, da mesma maneira.

Após configurar o filtro da maneira que deseja, clique em “Aplicar” ao final da página e pronto, a ativação do filtro estará feita.

Assuntos relacionados