Como Criar um Backup de uma Base de Dados MySql Existente

Neste tutorial será informado, como realizar um backup da base de dados existente em sua conta, através do gerenciador de banco de dados presente no Painel de Controle de sua hospedagem.

O Backup nada mais é do que uma cópia de qualquer arquivo ou dado que deseje salvar, para ter uma cópia de segurança de seus dados.

Primeiramente, faça login em seu painel de controle, caso não saiba como acessar o painel de controle, verifique o passo a passo clicando neste Link.

 

CPANEL (Hospedagem Linux)

Caso seu Painel seja o cPanel (Hospedagem Linux), procure pela aba “Banco de Dados”, caso a mesma esteja oculta, clique no ícone do sinal de adição “+” no lado direito da aba “Banco de dados”:

Onde será exibidos todas as opções referente ao banco de dados de sua hospedagem:

Clique sobre a opção “phpMyAdmin”:

Ao clicar nesta opção você estará acessando o gerenciador de banco de dados phpMyAdmin, onde é possível realizar todo o gerenciamento da base, como Exportação(backup) ou importação da base, modelagem, remoção de dados e toda a configuração do banco de dados, portanto é necessário ter bastante cuidado ao realizar alguns procedimentos neste gerenciador, para não danificar a base de dados de seu site ou aplicação.

Do lado esquerdo da tela do phpMyAdmin, haverá um Menu:

O mesmo apresenta os nomes das bases de dados existentes em sua conta, aconselhamos que não realize nenhum procedimento na base com nome “information_schema”, pois esta é a base de dados do sistema de seu painel de controle, o qual poderá corromper sua conta de hospedagem caso sofra algum dano, atente-se somente as base de dados criadas por você ou que possuam as iniciais de seu domínio, neste caso iremos clicar na base de dados “aquiseud_teste”.

Clique no nome da base de dados que deseja realizar o backup, onde a seguinte tela será exibida:

No topo desta tela, existem algumas abas como: Estrutura, SQL, Procurar, Consulta, Exportar, Etc, a que precisamos acessar é a Exportar, clique nesta opção, onde será exibido a seguinte tela:

Deixe o Método de Exportação como “Rápida” e o formato como “SQL”, caso deseje outro formato, selecione o mesmo na caixa de seleção, após, clique em executar e salve o arquivo .sql em alguma pasta de seu computador, aguarde o download terminar e pronto, seu backup já foi feito.

Caso possua um banco de dados muito grande, talvez a melhor opção seja utilizar um gerenciador de Base de dados como o Worckbench, ou qualquer outro de sua escolha, pois dependendo do tamanho do download, pode ocorrer da sessão expirar, e acabar interrompendo o processo, pois também é um método mais seguro para exportação da base, para que não ocorra perda de pacotes e garantir que a base de dados não seja corrompida no processo.

 

Plesk (Hospedagem Windows)

Caso seu painel seja o Plesk (Hospedagem Windows), Acesse o mesmo e no Menu do  lado esquerdo, clique em “Banco de Dados”.

Será exibido a seguinte tela:

Esta tela exibe algumas informações sobre o gerenciamento das base de dados existentes em sua conta, neste caso a base aquiseudominio_teste, para realizar o backup da mesma, basta clicar na opção “Exportar Despejo”, onde será exibido a seguinte tela:

Nesta tela é possível selecionar o diretório de seu FTP, onde deseja salvar o backup, selecione o mesmo e clique em OK.

Assim que o processo for finalizado, será exibido a seguinte caixa de diálogo:

Clique em Download para baixar o backup para o seu computador, com isso irá finalizar o procedimento do backup.

Assuntos relacionados