Como Criar um Plano e Adicionar Cliente Dentro da sua Revenda sobre o Plesk

Neste tutorial, iremos mostrar como realizar alguns procedimentos de gerenciamento de uma conta de hospedagem de Revenda, será explicado como adicionar planos e clientes dentro de uma revenda, e como gerenciar os recursos de seu Plano de revenda.

Para acessar o painel de controle da hospedagem (Plesk), basta verificar o e-mail “Abertura de Conta”, que é enviado quando sua conta é aberta em nosso servidor ou quando o mesmo é solicitado através do Suporte (Ticket/Telefone), para solicitar o suporte, verifique o Tutorial neste Link.

Nesta tela é possível verificar algumas informações importantes, como espaço em disco utilizado, quantidade de planos criados e etc.

Criando Planos de Hospedagem

Antes de começar a incluir seus clientes em sua revenda, é importante criar planos/pacotes de hospedagem, para dividir os recursos de seu plano entre seus clientes e facilitar o gerenciamento de sua revenda, uma recomendação que damos é a criação de planos que forneçam uma quantidade gradual de recursos, como os que vamos utilizar nos exemplos.

Plano Simples

Plano Médio

Plano Avançado

O plano de REVENDA que vamos utilizar no exemplo será o plano Revenda Smart:

Conforme consta na descrição do plano em nosso site, os principais recursos do plano, que oferecem algum limite para o gerenciamento de seus planos, são espaço em disco, quantidade de domínios e quantidade de base de dados, deve atentar-se a estes limites em seu plano contratado, na hora de fornecê-los nos planos que irá criar dentro de sua revenda, para não fornecer mais recursos do que sua revenda possui, pois caso isso ocorra, provavelmente o painel não irá permitir que o plano seja atribuído ao cliente, ou irá bloquear a conta de seu cliente automaticamente.

Tenha em mente também a seguinte fórmula, para o gerenciamento dos recursos:

Quantidade de clientes x Quantidade de recursos no plano = Quantidade de recursos Consumidos/alocados da revenda.

Então, se criar um plano com 10GB de espaço em disco, e alocar 2 clientes neste plano, será debitado de sua revenda 20GB de espaço em disco, pois foi reservado e permitido que aqueles dois clientes utilizem ATÉ 10GB de espaço de sua revenda.

Tendo estes conceitos em mente, vamos criar os planos, clique em “Planos de Serviço”, no menu do lado esquerdo da tela:

Será exibido a seguinte tela:

 

Clique em “Adicionar um Plano”:

Será exibido a seguinte tela:

Na primeira opção “Política de abuso de utilização”, recomendamos que deixe marcado a primeira opção “O abuso na utilização não é permitido”, para que não seja possível que seus clientes utilizem mais espaço ou recursos do que o permitido pelos planos, para facilitar o gerenciamento de sua revenda.

Os outros recursos do plano Simples vamos deixar da seguinte forma:

Recomendamos que o Plano mais básico que irá ter, deixe exatamente conforme nosso exemplo, exceto pela quantidade de espaço em disco, pois esta não haverá problemas em variar.

Recomendamos também, que não deixe recursos setados como “ilimitado” com exceção da cota e tamanho da caixa postal dos e-mails e banco de dados, pois se estes estiverem como ilimitados, irão utilizar o limite do espaço em disco da conta, pois o espaço em disco é o limite principal das contas, a data de expiração do domínio também é importante deixar como ilimitado, a não ser que queira definir uma data limite para que a conta de seu cliente seja bloqueada, quando o contrato dele vencer, por exemplo.

Após preencher estes campos, clique na aba “Parâmetros de Hospedagem”:

Nesta aba é possível selecionar algumas questões importantes, como suporte a linguagem ASP e ASP.Net:

O mesmo vale para a aba “Configurações do PHP”:

Se estas opções não estiverem habilitadas, e seu cliente desejar utilizar estas linguagem de programação, o site não irá abrir quando os arquivos forem enviados para o servidor.

Outra questão importante, está na aba “Desempenho”;

Verifique se a opção “Pool de aplicativos IIS dedicado” está desmarcado, pois as revendas tem como por padrão 10 Pools dedicadas para serem utilizadas, e caso deixe esta opção ativada em um plano, assim que for adicionando os clientes as pools serão atribuídas e ativadas, e caso isso ocorra, é possível que sua revenda ultrapasse o limite de 10 pools ativas muito rápido, causando o bloqueio de toda sua revenda por exceder esta quantidade, portanto recomendamos que seus principais planos, não tenham esta opção ativada. Uma alternativa, caso possua algum cliente que necessite de uma pool dedicada, recomendamos a criação de um plano específico que possua esta opção ativada, para que possa ter um maior controle da quantidade de clientes utilizando a pool dedicada em sua revenda.

 

Após ter configurado o plano conforme explicado, clique em “OK” para finalizar a criação do plano.

Seu plano ficará da seguinte forma na lista de planos criados.

Com o seu primeiro plano bem configurado, não há necessidade de realizar todo este mesmo processo para criar os próximos, basta fazer da seguinte forma, onde iremos criar os planos Médio e Avançado.

Marque o Plano “Simples” e clique em “Clonar Planos”:

Veja que surgiu uma cópia exata do plano criado anteriormente, como este é o plano mais básico, basta modificar o nome e os recursos que serão aumentados, por exemplo, iremos aumentar a quantidade de espaço em disco e banco de dados, clique sobre o nome do plano, para editá-lo:

Edite somente os campos necessários e clique em OK para finalizar:

Caso pretenda ter mais planos, basta repetir este processo:

Pronto, seus planos foram criados, agora vamos adicionar um cliente.

 

Adicionando Clientes na Revenda

No menu do lado esquerdo do painel, clique em “Clientes”:

Será apresentado a seguinte tela:

Clique em “Adicionar um Cliente”:

 

Aqui, os campos necessário que não podem ficar em branco, estão marcados com um asterisco vermelho “*”ao lado do nome do campo, estes devem ser preenchidos ou não será possível criar a conta, os outros são opcionais:

Mais abaixo, em “Acesso ao Plesk”, conforme ja diz o próprio nome, são os dados de acesso de seu cliente ao painel de controle da conta dele, recomendamos que anote estes dados para passar para seu cliente.

Mais abaixo, em “Assinatura”, caso não esteja marcado “Criar assinatura para o cliente”:

Marque esta opção, para que seja possível ja adicionar o domínio na conta de seu cliente e atribuí-lo a algum plano:

Recomendamos criar a assinatura com os mesmos dados de acesso do painel, inseridos logo acima no mesmo formulário de criação da conta, para evitar confusão e facilitar o acesso, tanto do painel Plesk, quanto ao FTP de seu cliente.

Neste passo, em Plano de serviços, selecione algum dos planos criados anteriormente:

Agora basta clicar em “OK” no final da página e aguardar a criação da conta.

Clique em “Cliente” novamente, para verificar a lista de clientes criados:

Desta forma encerramos o passo a  passo de como criar planos e clientes em sua Revenda Plesk.

 

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