Como criar um plano e adicionar cliente dentro da sua revenda sobre o WHM

Neste tutorial, iremos mostrar como realizar alguns procedimentos de gerenciamento de uma conta de hospedagem de Revenda, será explicado como adicionar planos e clientes dentro de uma revenda, e como gerenciar os recursos de seu Plano de revenda.

Primeiramente, acesse seu Painel WHM (WebHost Manager), o endereço consta no e-mail “Abertura de conta”:

Note que no e-mail, consta 2 endereços diferentes, o que tem a porta :2087 no final, seria o endereço do WHM e o com final :2083, é o endereço para acesso ao cPanel.

O usuário e senha para acesso a ambos os Painéis é o mesmo, porém somente voce tem acesso ao WHM e o seus clientes e a conta de hospedagem de seu domínio principal, possuem acesso ao cPanel.

Esta é a tela principal do WHM:

Podemos observar algumas opções já nesta tela, como:

Create a New Account – Para criar novas contas de hospedagem dentro de sua revenda, ou seja, novos clientes.

List Accounts – Para listar a contas ja existentes dentro da revenda.

Add a Package – Esta opção séria para criar os pacotes/planos de sua revenda.

No lado esquerdo da tela, também existe o Menu do painel, que possui algumas outras opções, que recomendamos que acesse-as neste começo, que não possui nenhuma conta criada, e leia as breves explicações do próprio painel sobre cada uma das opções, para que futuramente tenha maior domínio sobre o painel de sua revenda.

Criando Planos de Hospedagem

Antes de adicionar clientes em sua revenda, é necessário criar os pacotes ou planos de hospedagem, pois é uma forma mais organizada de gerenciar os recursos disponíveis em seu plano de hospedagem.

Primeiramente, antes de criarmos os Planos, vamos entender alguns conceitos simples:

Não deve ser atribuído valores acima dos que seu Plano de revendedor possui ou valores ilimitados, nos planos, pois a revenda não possui recursos ilimitados, somente a quantidade de banda e de contas de e-mail é ilimitada para a conta da revenda.

Os recursos são divididos entre os clientes dentro de sua revenda e o espaço é alocado conforme a quantidade setada no plano, ou seja, o espaço que será debitado de sua revenda ao criar um cliente e atribuir um plano, é o espaço cedido pelo plano e não o espaço utilizado pela conta exemplo:

Revenda 25GB de espaço em disco -> plano simples 2Gb de espaço -> Conta cliente com 1GB de utilização de espaço.

Ao ser atribuído o cliente do exemplo acima com o plano simples criado na revenda, será debitado 2GB do espaço total da revenda, pois é permitido que seu cliente utilize até 2Gb de espaço, conforme o plano que o mesmo contratou, ou seja, agora o espaço total da revenda ficou como 23GB, se houverem 2 clientes utilizando o plano simples, será debitado 4GB da revenda, e assim por diante, pois a fórmula para alocação de espaço funciona da seguinte maneira:

Quantidade de clientes x Quantidade de recursos no plano = Quantidade de recursos Consumidos/alocados da revenda.

Portanto é importante criar planos que atendam a real necessidade de seus clientes e separá-los em grupos, dos que precisam de menos recursos aos que precisam de mais, para facilitar o gerenciamento, pois a fórmula acima vale para todos os recursos presentes dentro do plano.

Agora que temos isso em mente, vamos pegar como exemplo, o plano mais simples de revenda que o Hotel da Web possui, o plano de Revenda Cloud Smart:

Conforme a descrição do plano, o mesmo possui 25GB de espaço em discos e pode conter até 25 Domínios hospedados e até 25 Base de dados, estes são os recursos mais importantes que deve ter em mente, pois são eles que definem um limite de utilização em seu plano.

Importante: o WHM trabalha com alocação de espaço, ou seja, o que será debitado de sua revenda será o valor do plano criado em sua revenda, quando atribuído para algum cliente, pois será reservado uma quantidade de espaço para que aquele cliente possa utilizar.

Agora, vamos criar um plano dentro da revenda, clique em “Add a Package”:

Será apresentado a seguinte tela:

O painel ja preenche alguns valores automaticamente, porem recomendamos que não os utilize, defina valores manualmente para dividir melhor os recursos, por exemplo:

Vamos criar planos com os nomes: Simples, Médio e Avançado, cada um com uma quantidade maior de espaço que o outro, vamos dividir os espaço dos 3 planos, de forma que seja possível ter 1 cliente em cada plano, preencha os campos com os valores que deseja e clique em “Add” no final da página para concluir a criação do pacote:

Plano Simples:

Plano Médio:

Plano Avançado:

Após ter criado os planos da forma como acha melhor para o gerenciamento de sua revenda, observe o menu do lado esquerdo, digite “pac”, no campo de pesquisa, para verificar as opções referentes aos Pacotes:

Clique em “Edit a Package”:

Nesta tela é possível observar os plano existentes e modificá-los, para modificar, basta clicar no plano que deseja editar, e após atualizá-lo clicar em “Save Changes”.

Certo com os planos criados vamos adicionar uma conta de Cliente em sua revenda.

Adicionando Clientes na Revenda

Volte para a tela inicial do painel clicando sobre a logo WHM, no canto superior esquerdo do painel:

Clique em “Create a new Account”:

Será exibido a seguinte tela:

Neste quadro amarelo, existem algumas informações importantes a respeito de sua revenda, como os limites da conta:

Veja que aqui possui os Limites do seu Plano de revenda, que contratou com o Hotel da Web, 25 Domínios, 25 GB de espaço em disco, aqui ficará a informação do espaço utilizado pela revenda, a quantidade da banda é ilimitada, porém pode ocorrer da mesma ser apresentada com uma grande quantidade de números 9, esta informação pode ser desconsiderada.

Existe também um cálculo que o próprio painel faz, para demonstrar o máximo de contas podem ser criadas em cada pacote, até atingir o limite de algum recurso:

Por exemplo:

Plano avançado, poderá ter de 0 a 2 contas, pois o mesmo possui 10GB de espaço em disco, ou seja, 10GB x 2 = 20GB, portanto somente 2 contas podem existir dentro deste plano e ainda sobrará 5GB em sua revenda.

o Plano Médio, poderá conter de 0 a 5 contas, pois o mesmo contém 5GB de espaço em disco, ou seja, 5 x 5 = 25GB, ocupando todo o espaço da revenda.

O Plano Simples, poderá conter de 0 a 10 contas, pois o mesmo possui 2,5GB de espaço em disco, ou seja, 2.5 x 10 = 25GB, ocupando todo o espaço em disco disponível na revenda.

Neste quadro já é possível ter uma ideia de quantos clientes poderá alocar com a quantidade de espaço ou recursos que tenha setado em seus planos, estes números variam dependendo da quantidade setada para cada plano, e ficará vermelho, caso tenha algum fator ultrapassando algum limite.

Abaixo, no quadro “Domain information”, deverá atentar-se a estes dados, pois deverá informar-los ao seu cliente para que ele possa acessar o painel cPanel dele, digite uma senha nos campos password ou clique em “passowrd generator” para que o proprio painel gere uma senha, lembre-se de anotá-la.

Mais abaixo, em “Package”, selecione um dos planos criados:

Clique em “Create” e aguarde o processo de criação da conta ser finalizado.

Digite “acc” no canto de busca do menu ao lado esquerdo da tela, e clique em “List Account”:

Aqui, poderá observar as contas criadas em sua revenda, clicando sobre o icone “+”, ao lado do nome de seu cliente, será apresentado algumas outras funções que auxiliam no gerenciamento da revenda, como suspender a conta de seu cliente, trocar o plano e deletar a conta.

Caso queira, também poderá clicar em “Create account” novamente, para observar o quadro com os limites da revenda, após ter criado seus clientes:

Assim poderá gerenciar sua revenda e saber quantos dominios ainda podem ser hospedados, ou quanto espaço esta sendo disponibilizado para seus clientes.

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