Como Criar Uma Base de Dados MySql

Neste Tutorial será informado, como realizar a criação de uma base de dados MySQL em sua conta de hospedagem.

Primeiramente, faça login em seu painel de controle, caso não saiba como acessar o painel de controle, verifique o passo a passo clicando neste Link.

 

CPANEL (Hospedagem Linux)

Caso seu Painel seja o cPanel (Hospedagem Linux), procure pela aba “Banco de Dados”, caso a mesma esteja oculta, clique no ícone do sinal de adição “+” no lado direito da aba “Banco de dados”:

Onde será exibidos todas as opções referente ao banco de dados de sua hospedagem:

Então clique na opção “Assistente de banco de dados MySQL”, onde será exibido a seguinte tela:

Nesta primeira etapa, existe apenas o campo para colocar o nome da base de dados, note que o painel ja preenche automaticamente o Prefixo da base com o nome de usuário de seu painel cPanel, neste caso, vamos chamar a base de aquiseud_teste, digite o nome de seu banco e clique em “Próxima etapa”.

A próxima tela a ser exibida é a seguinte:

Nesta tela podemos observar a confirmação de criação da base de dados aquiseud_teste e a próxima etapa, que seria referente ao usuário de acesso a base de dados, note que assim como no nome da base, o painel já preenche automaticamente o prefixo do nome de usuário, neste exemplo vamos dar o nome de aquiseud_user, preencha o nome de sua base de dados, assim como a senha da mesma e não esqueça de confirmá-la nos 2 campos referentes a senha.

Neste passo, é importante dar atenção aos avisos apresentados pelo painel, no momento de criação da senha do usuário do banco, note na imagem em anexo, que caso sua senha seja muito curta ou não atinja o nível 80 de força, o painel não irá prosseguir com a criação.

Lembre-se de criar senhas difíceis de serem descobertas, pois esta será a senha de acesso as informações de seu banco de dados, e dependendo da aplicação que for utilizar o mesmo, uma senha fraca poderá acarretar em sérios problemas de segurança para seu site.

Após definir a senha dentro dos padrões de segurança do painel cPanel, clique em “Criar Usuário” e prossiga para o próximo passo.

Na tela a seguir, consta a notificação de criação do usuário e a 3ª e última etapa:

Nesta tela, voce irá fornecer as permissões/privilégios de leitura, escrita, etc, do usuário aquiseud_user para a base aquiseud_teste, recomendamos que marque a opção “Todos os privilégios” ou selecione as permissões necessárias para o seu projeto, após, clique em Próxima etapa.

Nesta última tela:

Será apresentado a confirmação de atribuição do seu usuário na base, e a opção de retornar para o cPanel ou criar uma nova base ou usuário, caso seu plano de hospedagem permita.

Com isso, finalizamos a criação do banco de dados MySQL e do usuário e senha do mesmo, assim como as permissões, agora basta configurar o arquivo de conexão de seu site ou aplicação com os dados criados anteriormente e utilizar os mesmos, ou informe-os ao seu desenvolvedor para que o mesmo possa utilizá-los.

 

Plesk (Hospedagem Windows)

Caso seu painel seja o Plesk (Hospedagem Windows), Acesse o mesmo e no Menu do  lado esquerdo, clique em “Banco de Dados”.

Será exibido a seguinte tela:

Clique em “Adicionar Base de Dados”, será exibido a seguinte tela:

De inicio, nesta tela, haverá os campos para colocar o nome da base de dados, o qual ja está preenchido automaticamente com o prefixo do nome de usuário de sua conta de hospedagem, neste caso, esta como “aquiseudominio_”, vamos chamar o banco de “aquiseudominio_teste”.

O segundo campo, seria para selecionar o servidor de banco de dados, pode ser o MySQL, conforme na imagem acima, ou o Microsoft SQL(MSSQL), dependendo de seu plano de hospedagem.

O terceiro campo, seria para relacionar a base de dados a algum domínio dentro de sua conta, caso seja um domínio adicional que irá utilizar a base, basta selecioná-lo nesta opção, se for o domínio principal mesmo, também bastará selecionar o mesmo para relacionar a base de dados com o domínio que irá utilizá-lo.

Os campos abaixo são a respeito da criação do usuário de acesso a base de dados, preencha os mesmos, lembrando-se de se atentar a força de sua senha, pois a mesma deverá constar como “FORTE” no medidor de força, exibido ao lado do campo da senha.

Recomendamos também que não utilize o usuário “Admin” para o banco de dados, pois seria um nome reservado do painel Plesk, caso deixe o usuário como admin, seu banco será criado sem um usuário e terá que criar o usuário novamente depois.

Feito isso, basta clicar em “OK”, e seu banco constará criado, conforme imagem abaixo.

Pronto, seu banco está criado e pronto para uso, agora basta configurar o arquivo de conexão de seu site com os dados criados, ou informá-los para seu desenvolvedor, para que o mesmo possa utilizá-los.

Assuntos relacionados