Como restaurar um backup para uma base de dados MySql existente

Neste Tutorial será informado, como realizar a restauração de Backup de uma base de dados MySQL em sua conta de hospedagem.

Primeiramente, faça login em seu painel de controle, caso não saiba como acessar o painel de controle, verifique o passo a passo clicando neste Link.

 

CPANEL (Hospedagem Linux)

Caso seu Painel seja o cPanel (Hospedagem Linux), procure pela aba “Banco de Dados”, caso a mesma esteja oculta, caso possua painel Plesk clique aqui, clique no ícone do sinal de adição “+” no lado direito da aba “Banco de dados”:

Onde será exibidos todas as opções referente ao banco de dados de sua hospedagem:

Clique no gerenciador de Banco de dados phpMyAdmin, onde será exibido a seguinte tela:

Para realizar a restauração, é necessário que primeiramente crie o banco, caso não saiba como criar o banco de dados, clique neste link, para ser direcionado ao tutorial de Como Criar um Banco de Dados MySQL.

Com a  base de dados criada, clique sobre o nome da mesma no canto esquerdo do phpMyAdmin e clique em “Importar” na aba superior, será apresentado a seguinte tela:

Clique no botão “Browse”, para carregar o arquivo SQL salvo em sua máquina, caso seja necessário é possível realizar algumas configurações na importação, porém recomendamos que consulte seu desenvolvedor para que o mesmo configure as opções presentes nesta tela, ao carregar seu arquivo SQL, clique em Executar.

será exibido uma série de Logs, referentes ao comando MySQL de sua base de dados, conforme imagem abaixo:

Note que foi criado as Tabelas de sua base de dados, na “árvore” abaixo do nome de seu banco, do lado esquerdo da tela:

Caso queira, também poderá verificar os dados importados, clicando sobre a aba “Visualizar” no menu do topo da tela, onde os dados de suas tabelas, serão exibidos conforme tabela a seguir:

Com isso, finalizando a importação da base de dados para o servidor.

 

Plesk (Hospedagem Windows)

 

Caso seu painel seja o Plesk (Hospedagem Windows), Acesse o mesmo e no Menu do  lado esquerdo, clique em “Banco de Dados”.

Será exibido a seguinte tela:

Lembrando que para realizar a restauração o banco de dados ja deve estar criado, caso não saiba como criar o banco de dados, clique neste link, para ser direcionado ao tutorial de Como Criar um Banco de Dados MySQL.

Com a base criada, clique na opção “Importar Despejo”, onde a seguinte tela será exibida:

Nesta tela existem duas opções de importação do Backup, a primeira “Upload”, ao clicar em “Browse”, é possivel carregar um arquivo de backup salvo em seu computador para o servidor.

Na segunda opção, “Importar”, é possível selecionar um arquivo de backup do banco, que esteja armazenado em seu FTP.

Em nosso exemplo, iremos realizar o Upload do backup, deixe marcado a opção “Recriar Base de dados” e clique em OK.

Aguarde o processo de importação ser finalizado com a confirmação a seguir:

Atualize a página e verifique que o tamanho do banco foi atualizado:

Com isso, finalizando a Importação da base para o servidor.

Assuntos relacionados